Uma
das ferramentas de consultoria que a Smart Consultoria Júnior oferece é o
Mapeamento de Processos (MDP). Ela é fundamental
para o compartilhamento e disseminação do conhecimento técnico na empresa.
Os
processos são os responsáveis pelo andamento das companhias, pois são as suas
práticas. Neste caso, eles refletem como ocorre o funcionamento do serviço ou
produto que será entregue e são os agentes de criação de valor na perspectiva
do cliente.
O mapeamento é de extrema importância para a identificação dos processos
essenciais e para a análise sistêmica das organizações. Essa análise levará em
conta fatores como: fluxo, sequencia das atividades, esperas e duração de
ciclos, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e dependências.
Unindo
os termos, vemos que o Mapeamento de Processos possibilita representar
sequencias de processos, subprocessos, atividades e tarefas para que se
possa entender, documentar e medir cada um deles. É uma ferramenta gerencial e
de comunicação, que objetiva auxiliar na visualização e compreensão dos
processos, contribuir para a diminuição de falhas, padronizar e documentar
processos. Existem dois tipos de MPD:
- Mapeamento de Processos com ênfase em gestão do conhecimento
- Mapeamento de Processos com ênfase em desperdícios.
A representação pode ser feita de várias formas, dependendo dos critérios adotados e do MDP que está sendo feito. A forma mais usual é a do fluxograma, que mostra como os elementos se relacionam.
Exemplo de Fluxograma |
Mesmo
sendo um processo trabalhoso, e que dispende de algum tempo, o Mapeamento de
Processos traz vantagens competitivas, principalmente por ser uma atividade
empírica (baseada no conhecimento do executor da tarefa). Normalmente a visão
que um gerente tem do processo é diferente da realidade. Nem tudo é executado
conforme o planejado, e muitas vezes essa visão precisa ser corrigida ou até
mesmo ampliada. Com esta ferramenta, o trabalho é observado sob a ótica de
“processo”. Como consequência, a aplicação irá trazer:
- Processos mais eficazes.
- Facilidade em desenvolver novos processos.
- Tempo de ciclo estimado.
- A equipe pode ver o processo completo.
- Ampla visão dos pontos fortes e fracos.
- Esta ferramenta pode ser aplicada desde o chão de fábrica até os departamentos gerenciais, sempre trazendo benefícios.
Sua empresa
está preparada para alavancar resultados? Se a resposta for não, é hora de buscar uma consultoria.
Por: Daisy Marschalk
Texto muito bem escrito, fez um assunto complexo ser compreendido a um leigo como eu!
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