quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O CONHECIMENTO DE VERDADE É CONHECIMENTO COMPARTILHADO

2013 está chegando ao fim, e esse é o período de revisão de metas e projetos, conhecer o que foi possível, e fazer então as análises de crescimentos e elaborar relatórios. Na Smart Consultoria não está sendo diferente, pois a nossa estrutura passou por transições grandes, de proporções diretas e teve um crescimento totalmente positivo em todas as suas categorias, das quais temos orgulho e podemos comemorar fechando este ano com chave de ouro. Mas dentro de todas as nossas conquistas e principalmente do nosso crescimento, existe um item que não pode ser medido, e que terá proporções de impacto ainda inimagináveis dentro do nosso controle: o conhecimento que adquirimos.

Já tratamos antes aqui no blog sobre inteligência emocional, comentando que estávamos conseguindo capacitações bacanas para a nossa maior riqueza: as pessoas. Dentro disso, temos ainda mais certeza de que todos os que por aqui passaram, e principalmente estiveram conosco ao longo deste ano são agora pequenos profissionais já preparados para correr riscos, enfrentar desafios e não cair em pânico em situações controversas. Sabemos também, que estas pessoas hoje levam consigo, em seus traços pessoais um pouco da Smart, dentro de si.

Conhecemos pessoas de vários cantos do Brasil, e tivemos uma presença especial em nosso time, um colega colombiano. Os nossos membros conheceram lugares novos, admiraram novos líderes, viram de perto empresas diferentes, podendo ter uma noção da grandiosidade de ser um empreendedor e colaborar para o crescimento do mercado e principalmente de ser um agente transformador da sociedade. O mais legal foi quebrarmos barreiras, conseguindo inserir quase todos os nossos colaboradores em pelo menos um evento do Movimento Empresa Júnior - MEJ, para que todo o conhecimento que fomos adquirindo fosse compartilhado, e para que o conhecimento de outros lugares, outras realidades viessem para nós; eis o famoso benchmarking.

No ESEJ – Encontro Sul Brasileiro de Empresas Juniores, o primeiro evento do ano, estiveram todos os diretores da primeira gestão semestral da nossa história, e membros de todas as áreas da nossa empresa. Era um desafio de 6x12, a equipe estava a postos para tentar transformar todas as metas conhecidas de um ano para se realizar em um semestre, e foi com um objetivo de ampliar a rede de contatos ao máximo, networking, e fazer vários benchmarkings para que pudéssemos chegar ao nosso objetivo, além de absorver o máximo de conhecimento possível para repassar a todos, e foi incrível. Aqui, muitos de nossos membros participaram pela primeira vez de um evento e conheceram a força do MEJ. Apesar de sul brasileiro, tinha gente de várias regiões do país.

Tema do Evento: Conectando Ideias



No ENEJ – Encontro Nacional de Empresas Juniores, tivemos uma equipe mista e altamente competente, com a mesma missão do ESEJ, mas dessa vez mais centrados e mais objetivos, prontos para trazer o conhecimento a compartilhar de forma estruturada, afinal, tinha gente de toda parte do Brasil com ainda mais práticas a se compartilhar. Foi o primero evento de parte dessa equipe. O resultado foi ter nossos membros com um brilho no olho permanente e com ideais inspiradores.

Tema do Evento: Seja o Exemplo



FEJESC Weekend – tivemos duas edições. Aqui o Bando de Loucos do MEJ catarinense mostraram que são mais unidos do que qualquer um poderia imaginar. Somos uma instituição forte, competente e comprometida, que forma líderes que transformam o ambiente do qual fazem parte, que marcam presença, que correm pro abraço e preparam tudo com carinho para repassar essa energia a quem está entrando e renovar as emergias dos membros mais velhos.
 
FEJESC Weekend 2013.01

FEJESC Weekend 2013.02

Prêmio FEJESC – Boas práticas merecem reconhecimento. E é claro que nossos membros participaram deste momento especial do ano.

Apresentação FEJESC


Paraná Júnior – Se você esteve lá e não recebeu nosso selo, é hora de se preocupar! Os Smartianos que estiveram no evento foram equipados para causar, e trazer um pouco mais de aprendizado para nós.
Tema do Evento: Venha, Veja e Vença, Alinhando estratégia à ação.



A satisfação de quem se envolve de coração está presente no nosso dia a dia, como podemos ver no depoimento de Anderson Menegat, Gerente Comercial da Smart (que esteve presente pela Smart em todos os eventos citados acima):

"Acho que se eu olhar para trás e ver toda minha trajetória na Smart, não tenho como não lembrar com muito carinho dos eventos que participei. Afinal posso dizer que minha trajetória começou mesmo a partir de um evento, o ESEJ 2013, que me permitiu conhecer realmente o proposito do movimento e me deu uma carga de motivação que talvez não possa ser descrita em palavras. Foi por isso que eu havia decidido ir em todos os eventos do MEJ que eu pudesse, e cada vez que eu voltava de um evento com ideias novas, tendo conhecido pessoas novas, novos lugares e realidades diferentes, não era apenas minha motivação de fazer mais pela EJ que aumentava, mas também a motivação de fazer mais por mim, de ver todo aquele conhecimento aplicado e gerando resultados, para aproveitar ao máximo o que os eventos tem a oferecer, é o resultado que eu quero continuar obtendo!"

No Brasil, ocorreram ainda muitos outros eventos, mas infelizmente não deu para ter enviados em todos eles. Mas lembraremos com carinho das vinhetinhas do ECEJ, do EFEJ, do EGEJ, do ENEEJ... e já estamos nos organizando para o próximo ano.

O resultado de toda esta experiência foi ter a nossa área Administrativa mais motivada, ainda mais organizada e preparada; a nossa Gestão de Pessoas ainda mais competente, criativa, presente e principalmente requisitada para benchmarkings; o nosso Marketing mais forte, ministrando treinamentos, capacitando mais pessoas, impactando com a nossa marca; a nossa área de Projetos com a certeza de que a renovação de uma equipe não é o fim do conhecimento e sim a oportunidade de fazer ainda melhor com pessoas que tem a motivação de aprender; uma Presidência que abraça cada vez mais a empresa, uma FEJESC com membros da Smart, a criação do nosso PORTAL DO BENCHMARKING. Trabalhamos muito!



Uma equipe que trabalha unida, permanece unida, entende que o erro de um é o erro de todos, e que o acerto de todos é o êxito de cada um. O conhecimento só é adquirido de verdade quando conseguimos repassá-lo, e poder compartilhar com pessoas que passamos a admirar é algo fantástico.

A SMART Consultoria Júnior agradece a cada um que passou um pouquinho do que sabe para que a nossa empresa continuasse crescendo, a cada um que ajudou, apoiou, colaborou; a cada um que conheceu pelo menos um de nós; a Federação pelo excelente trabalho; a Brasil Júnior pela dedicação; aos professores por abraçarem nossas causas; aos alunos por estarem fazendo parte das nossas realizações e principalmente a você, que se leu até aqui, se interessa por nós.

Mas o ano ainda não acabou...


Direx 2013.01

Direx 2013.02

Equipe 2013.01



Por: Daisy Marschalk

terça-feira, 12 de novembro de 2013

QUEM É UM EMPREENDEDOR? SEMANA DO EMPREENDEDORISMO NO CCT UDESC


Já comentamos que na primeira quinzena de novembro, ocorre no Centro de Ciências Tecnológicas - CCT da UDESC em Joinville, ocorre a Semana Global do Empreendedorismo, e a Smart Consultoria Júnior fez parte da programação.
Esta ação vinha sendo planejada há alguns meses, e contou com uma equipe de organização e uma equipe de execução, ambas amplamente engajadas na causa, a fim de disseminar o conceito de empreendedorismo. A Ação Social intitulada "Quem é um Empreendedor", foi colocada em prática na última sexta feira, dia 08 de novembro, na Escola Básica Professora Jandira D'Ávila, situada no bairro Aventureiro.
A programação iniciou as 09h15min, com uma apresentação sobre o nosso campus e o que fazemos. Logo após, foi dado o início às dinâmicas, para que cada conceito relacionado ao empreendedorismo fosse introduzido aos alunos de uma maneira interativa, focando no trabalho em grupo.
O "Quem é um empreendedor" teve apoio da Doceria Sandem, que cedeu gentilmente os insumos para a realização do Coffee Break para os presentes.
Agradecemos a direção da escola por ter aberto as portas para que pudéssemos levar um pouco do nosso conhecimento para a sala de aula!
Confira agora, algumas imagens deste dia:



  









Nosso Blog tem postagens semanais, acompanhe!

Visite nosso site: smartconsultoria.com


Twitter: @smartjr

Por: Daisy Marschalk

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

EMPREENDEDORISMO: O QUE ESSA PALAVRA QUER DIZER?

Estimulada pela Endeavor, entre os dias 18 e 24 de novembro, ocorrerá em mais de 130 países a Semana Global do Empreendedorismo. Com o tema: "Se existe um sonho, existe um caminho", essa movimentação conta com atividades como workshops, palestras, feiras, entre outras programações que buscam fortalecer a cultura empreendedora. Na UDESC, a Semana Global do Empreendedorismo em parceria com a Endeavor ocorre na primeira quinzena de novembro em Joinville.

Mas e aí, o que é de fato o empreendedorismo?

Ser empreendedor não significa apenas ser um empresário de sucesso. O empreendedorismo vai muito além disso, podendo ser formal, informal ou mesmo empreendedorismo em potencial. O seu papel é identificar oportunidades e aproveitá-las para fazer algo acontecer, desenvolver iniciativas inovadoras, transformar o ambiente em que está inserido.

Dinamismo, originalidade, inovação, visão de futuro, liderança, determinação, persistência, capacidade de assumir riscos e enfrentar desafios são algumas das características do perfil empreendedor. Nem sempre identificamos todas essas qualidades em nosso comportamento, e talvez nem mesmo pensamos em abrir nosso próprio negócio em um primeiro momento, mas isso não nos exclui dessa categoria, afinal, ser empreendedor significa ser inconformado, apaixonado pelo que faz e não satisfeito apenas com o que deve ser feito; ele motiva, envolve as pessoas ao seu redor. Faz a diferença!

Existem inúmeros artigos classificando os tipos de empreendedor, mas os mais comuns são:
  • intra-empreendedor (ou empreendedor interno): Empreende dentro de uma corporação já existente, inovando ou recriando dentro dos recursos que possui disponíveis, considerando também a gestão de risco e a proatividade.
  • empreendedor social (missão social): É um agente de mudança; Promove a qualidade de vida da comunidade em que está inserido, através de ideias que solucionem ou minimizem problemas sociais recorrentes.
  • empreendedor start-up (empreendedor de negócios/criação de negócios): Determinado, ousado, gosta de desafios e tem uma visão sistêmica. Este empreendedor gosta de administrar novas ideias, defendendo o que tem em mãos como se tivesse descoberto o pote de ouro no fim do arco íris.

Complementando esta diversidade, podemos ver exemplos de empreendedores famosos:

Steve Jobs, o gênio inovador na indústria de tecnologia; Bernardinho, perfeccionismo e liderança no esporte; Jorge Paulo Lemann, envolvido com várias empresas de vários ramos (como Burguer King, ALL e a cervejaria AB Inbev) e estipula altas metas de crescimento em cada uma delas; Raulph Lauren, de vendedor de gravatas a guru da moda...

No estado, temos a história de Francisco Graciola, que começou como barbeiro, mas depois arrendou um comércio de lanches e expandiu sua rede, já podendo ser considerado um bom empreendedor. Porém, por ser uma pessoa visionária, decidiu mais tarde por mudar de ramo e foi para a construção civil, fundando a FG Empreendimentos, que faz prédios de alto padrão no litoral catarinense.

Enfim, é por essas e outras que o empreendedorismo tem sido tão comentado e valorizado: ele pode trazer mudanças incríveis em diversos âmbitos de nossas vidas. A partir dele, nascem ideias que podem transformar o mundo!

Você tem uma ideia brilhante? Identifique em que perfil você se encaixa, trace metas e objetivos, e quando as coisas não saírem como o planejado lembre-se: toda crise gera oportunidade. Tente uma, duas, mil vezes se preciso, e ao fim, desfrute de resultados magníficos! Faça a diferença!

O que falta para você começar a empreender?




                                                                                                                                                                            Por: Daisy Marschalk

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DIA DOS PAIS SMART CONSULTORIA JÚNIOR







No último sábado, dia 26 de outubro, aconteceu o Dia dos Pais da Smart Consultoria Júnior.

O evento teve como principal objetivo promover aos familiares de seus participantes o trabalho realizado dentro da empresa júnior. 

O desenvolvimento pessoal e profissional adquiridos no tempo de permanência no Movimento Empresa Júnior (MEJ) nos faz descobrir talentos, em tese ocultos por falta de oportunidade de assumir riscos, enfrentar desafios e exercer liderança dentro de uma equipe. Sendo assim, a Smart se tornou uma oportunidade diferenciada de autonomia profissional, onde a sua história é construída em conjunto, com as realizações de todos.
Um fator determinante relativo à motivação é o apoio que vem de casa. Muitas vezes, por não entender direito do que se trata o voluntariado júnior, as conquistas do acadêmico acabam por passar despercebidas fora do ambiente universitário. Partindo deste ponto, os membros da Smart trouxeram sua família para conhecer o que fazemos, e como um trabalho bem feito não precisa ser necessariamente remunerado. 

Com apresentações sobre a Smart Consultoria, Game Show interativo, Dinâmica, apresentação de resultados e um coffee break, os presentes estiveram envolvidos com a realidade da Smart Consultoria Júnior no dia a dia, e contaram ainda com a participação do Professor Doutor Fernando Natal de Pretto, um dos colaboradores externos mais ativos que temos presente na universidade, falando um pouco sobre Engenharia de Produção e sobre o trabalho da Smart.

O resultado deste evento foi muito positivo. Todos os presentes ficaram surpresos com o que viram, e muitos disseram que sua visão mudou completamente depois deste dia, conforme podemos ver no depoimento de Anhely Pierini, da equipe de Projetos, que participou com sua família:

"Foi incrível! Nós da Smart já temos muito orgulho da nossa empresa e do trabalho que realizamos, e foi depois desse evento que muitos pais também demostraram esse sentimento pelo movimento e especialmente pela Smart. O depoimento de umas das pessoas que já passou por aqui foi muito importante para os pais, pois eles puderam perceber que o MEJ nos ajuda a crescer e obter experiência. A dinâmica do Marshmallow fechou o dia muito bem, pois alem de integrar os pais, ela passou uma ótima mensagem.
Espero que a partir de agora, esse evento possa acontecer todo semestre e que o movimento empresa júnior continue crescento para proporcionar oportunidades a cada vez mais jovens empreendedores."

Confira algumas imagens:





Professor Fernando Pretto
Professor Fernando Pretto

 A nossa história, é a história de cada membro que por aqui passou, como um grande quebra cabeças, que quando completo, traz um resultado incrível que não pode passar despercebido.

Parabenizamos os organizadores e agradecemos a presença de todos!

"Sozinhos nós vamos mais rápido, mas juntos, nós vamos mais longe!"

                   Por: Daisy Marschalk

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: COMO ESTÁ A SUA?

Idealize a seguinte cena: Um aluno inteligente, esforçado está prestes a apresentar o seu trabalho, planejado nos mínimos detalhes a uma turma. O seu grau de nervosismo se torna incontrolável a ponto de fazê-lo esquecer  do que ia falar e simplesmente entrar em estado de choque ou até mesmo sair correndo. A proposta era genial, mas o seu comportamento não correspondeu às expectativas na mesma proporção. Resultado: sem sucesso.
Este tipo de situação, entre tantos outros conflitos pessoais estão relacionados com o nível de inteligência emocional de cada um.

Inteligência emocional? Sim, isso existe e pode ser definido como uma competência comportamental, a capacidade de reconhecer sentimentos (seus e dos outros) e também lidar com eles.
Segundo o psicólogo Howard Gardner, todos nascem com o potencial das várias inteligências. A partir das relações com o ambiente, aspectos culturais, algumas são mais desenvolvidas ao passo que deixamos de aprimorar outras, e isso não é característica de uma única época.  Atualmente, com a força imponente da tecnologia, as novas gerações estão conectadas o tempo todo, se comunicando e se expressando de uma forma quase que unicamente digital. Quando essas pessoas são expostas a situações desconfortáveis, de pressão ou de avaliação, simplesmente não sabem como reagir.



No âmbito profissional, segundo matéria de Caio Lauer da CATHO, o mundo corporativo carrega a máxima de que os profissionais são contratados, geralmente, por seus conhecimentos técnicos, mas demitidos por problemas comportamentais.
A inteligência emocional se desenvolve conforme a maturidade do indivíduo vai aumentando. Isso não significa que quanto mais velho você for, maior será a sua Inteligência Emocional; ela pode ser trabalhada e desenvolvida em qualquer idade.

Este é um dos diferenciais dos empresários juniores: a vivência na empresa júnior e a autonomia que os acadêmicos tem para realizar seus projetos acabam por ser um suporte para colocar em prática tudo aquilo que aprendem na teoria, buscando meios (sejam estes treinamentos, dinâmicas, palestras) de desenvolver a sua inteligência emocional com situações que o desafiem, trazendo este equilíbrio entre a razão e a emoção das suas atitudes e do seu posicionamento.


Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil. 
Aristóteles


                                                                                                                                                                                         Por: Daisy Marschalk

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

VENDAS: O ENVOLVIMENTO DA EMPRESA COM O CLIENTE

Do latim vendĭta, venda é a ação e o efeito de vender (transferir a propriedade de algo para outra pessoa mediante o pagamento de um preço estipulado). No caso de uma consultoria, nossa propriedade é o nosso conhecimento. A SMART Consultoria está sempre buscando meios de aperfeiçoar e acrescentar o conhecimento dos seus membros, para que o serviço prestado seja o melhor possível. Para que o cliente se sinta satisfeito, devemos ter qualidade desde o nosso primeiro contato, que se refere à prospecção e venda. Sendo assim, buscamos uma metodologia direta para a nossa venda, que é intitulada Cold Call.

O Cold Call, de tradução literal “chamada fria”, se refere a aproximação com o cliente inicialmente pelo telefone, de modo que ele não esteja necessariamente esperando este contato. O objetivo da SMART Consultoria é apresentar quem somos e conversar com o interessado. O Cold Call se difere do telemarketing, porque não visa vender diretamente uma das nossas consultorias, e sim se dispor a visitar a empresa para conhecê-la, envolvendo o responsável para que compreenda o que fazemos, e como podemos trabalhar para melhorar a sua produção.

Ainda neste processo de venda, com o intuito de aperfeiçoar a identificação de eventuais problemas e desperdícios nas empresas, utilizamos a metodologia do livro SPIN Selling (do autor Neil Rackham). SPIN é uma sigla que pode ser interpretada por: Situação, Problema, Implicação e Necessidade. Cada uma destas siglas apresenta um meio de poder chegar a solução do problema em conjunto com o próprio cliente, que é quem decide se realmente quer aplicar o nosso conhecimento em prol do seu processo produtivo.


Neste post, fica clara mais uma das vantagens de se trabalhar com uma empresa júnior: a transparência em cada etapa do nosso trabalho. O acadêmico não busca apenas a captação de recursos - visto que isto serve para manter a nossa existência , por esse motivo trabalhamos com um valor bem abaixo do preço normal do mercado – e sim o conhecimento. Como já disse Confúcio:

“Diga-me e esquecerei,

Mostre-me e talvez me lembrarei,

Envolva-me e então compreenderei!”

Visite nosso site e conheça nossas ferramentas: http://www.smartconsultoria.com/

Por: Daisy Marschalk

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SEIS SIGMA: A BUSCA DA PERFEIÇÃO NO CONCEITO DE MELHORIA CONTÍNUA

É uma estratégia gerencial disciplinada e quantitativa, que tem foco no alcance das metas estratégicas da empresa, normalmente determinadas pela alta administração.


A implementação do Seis Sigma visa incrementar a melhoria continua, pois esta ferramenta contempla características de outros modelos de qualidade, englobando estratégias de modo estruturado. Em resumo, seria como um “kit” melhoria, visto de um modo quase milagroso, por alinhar todas as expectativas e trazer um resultado ainda maior.

Um fator relevante nesta ferramenta se trata da cultura organizacional. as empresas que tem implantada este programa são as de maior tradição de qualidade, ou seja, já haviam adotado outros programas de qualidade.

O Seis Sigma faz uso de métodos próprios e um pouco mais complexos, tais como o Melhoria de Produtos e Processos existentes : DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control) e a Criação de novos produtos e processos DMADV (Define, Measure, Analyze, Design, Verify), DFSS (Design for Six Sigma).

Existem, para tanto, treinamentos específicos para a formação de especialistas em resolução de problemas, chamados de Belts que conduzirão os projetos Seis Sigma. Existe uma classificação, nomeada com cores, como se fossem faixas (de karate, por exemplo). São elas:
  • ·         White Belt
  • ·         Yellow Belt
  • ·         Green Belt
  • ·         Black Belt

White e Yellow Belt, são níveis mais operacionais. Green e Black Belt, além da teoria, são aptos a aplicar projetos dentro das empresas.

Algumas de suas vantagens da implementação do Seis Sigma:
  • ·         Redução de custos
  • ·         Otimização de produtos e processos
  • ·         Incremento da satisfação de clientes e consumidores
  • ·         Aumento da lucratividade através de resultados

Visando desenvolver ainda mais a empresa e difundir conhecimento, a Smart Consultoria Junior e a RL Associados, trouxeram para seus membros e para demais acadêmicos do curso de Engenharia de Produção e Sistemas da UDESC Joinville o curso de formação Green Belt Lean Six Sigma, divulgado na Semana das Engenharias da UDESC, pela própria RL que resultou em duas turmas.

O Seis Sigma ainda não faz parte do nosso portfolio, mas esta dentro do nosso projeto de expansão. No entanto, os conceitos do curso, trazidos para nossos membros farão toda a diferença na hora de inovar e aplicar projeto  cada vez mais qualidade para os nossos clientes!

Conheca a RL Associados: http://www.rlassociados.com.br e visite nosso site: http://www.smartconsultoria.com/

                                                                                                                                 Por: Daisy Marschalk

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

IDENTIFICANDO MÉTODOS DE VALOR: O MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Uma das ferramentas de consultoria que a Smart Consultoria Júnior oferece é o Mapeamento de Processos (MDP).  Ela é fundamental para o compartilhamento e disseminação do conhecimento técnico na empresa.

Os processos são os responsáveis pelo andamento das companhias, pois são as suas práticas. Neste caso, eles refletem como ocorre o funcionamento do serviço ou produto que será entregue e são os agentes de criação de valor na perspectiva do cliente.
O mapeamento é de extrema importância para a identificação dos processos essenciais e para a análise sistêmica das organizações. Essa análise levará em conta fatores como: fluxo, sequencia das atividades, esperas e duração de ciclos, dados e informações, pessoas envolvidas, relações e dependências.

Unindo os termos, vemos que o Mapeamento de Processos possibilita representar sequencias de processos, subprocessos, atividades e tarefas para que se possa  entender, documentar e medir  cada um deles. É uma ferramenta gerencial e de comunicação, que objetiva auxiliar na visualização e compreensão dos processos, contribuir para a diminuição de falhas, padronizar e documentar processos.  Existem dois tipos de MPD:
  •   Mapeamento de Processos com ênfase em gestão do conhecimento
  •    Mapeamento de Processos com ênfase em desperdícios.


    A representação pode ser feita de várias formas, dependendo dos critérios adotados e do MDP que está sendo feito. A forma mais usual é a do fluxograma, que mostra como os elementos se relacionam.

Exemplo de Fluxograma

Mesmo sendo um processo trabalhoso, e que dispende de algum tempo, o Mapeamento de Processos traz vantagens competitivas, principalmente por ser uma atividade empírica (baseada no conhecimento do executor da tarefa). Normalmente a visão que um gerente tem do processo é diferente da realidade. Nem tudo é executado conforme o planejado, e muitas vezes essa visão precisa ser corrigida ou até mesmo ampliada. Com esta ferramenta, o trabalho é observado sob a ótica de “processo”. Como consequência, a aplicação irá trazer:
  •        Processos mais eficazes.
  •        Facilidade em desenvolver novos processos.
  •        Tempo de ciclo estimado.
  •         A equipe pode ver o processo completo.
  •        Ampla visão dos pontos fortes e fracos.
  •        Esta ferramenta pode ser aplicada desde o chão de fábrica até os departamentos gerenciais, sempre trazendo benefícios.

Sua empresa está preparada para alavancar resultados? Se a resposta for não, é hora de buscar uma consultoria.

                                                                                                               Por: Daisy Marschalk

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

GERENCIAMENTO DE PROJETOS, UM TERMO QUE ESTÁ GANHANDO FORÇA NO MERCADO.



O termo “Gerenciamento de Projetos” vem sendo muito utilizado por empresas e instituições. Mas, do que exatamente isso se trata? Primeiramente, vamos definir o que significa falar de um projeto.


Um projeto nada mais é que um esforço temporário e único, realizado em grupo voltado a busca de melhorias e resultados em um produto ou processo. A definição é simples, mas a aplicação nem sempre é fácil.

O Gerenciamento de Projetos, portanto, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio.

Os passos do gerenciamento de projetos são 5:

• Início
• Planejamento
• Execução
• Monitoramento e Controle
• Encerramento

Sabemos que todos os gerenciamentos dizem respeito a isso, mas o gerenciamento de projetos traz um foco único delineado pelos objetivos, recursos e a programação de cada projeto.

Para que exista uma padronização eficiente, foi criada uma “Bíblia” do gerenciamento de projetos que é o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), um guia elaborado pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project Management Institute).


Com um mercado competitivo, mudanças e melhorias são necessárias, e nem sempre as corporações tem como dedicar uma equipe exclusiva para aplicar estes aperfeiçoamentos. Neste caso, a solução pode ser uma consultoria, que é processo de transferência de conhecimento, habilidades e atitudes que permitem ao cliente uma melhor interação com o mercado no qual trabalha, e na condução das ações que trarão um diferencial competitivo.
Nas ferramentas oferecidas, a SMART Consultoria utiliza a filosofia Lean Manufacturing, (a “mentalidade enxuta” que foi criada para ajudar as empresas a poder produzir mais com menos) e a metodologia do PMBOK para o gerenciamento dos projetos.

Pensando em todos os desafios que as empresas tem de enfrentar diariamente, o andamento das atividades não pode ficar comprometido. Fica claro então que o gerenciamento de projetos tornou-se a disciplina mais importante nas companhias, afinal, custo, qualidade e velocidade tem um peso maior, e um projeto bem coordenado certamente terá resultados e ganhos significativos.


Por: Daisy Marschalk

terça-feira, 27 de agosto de 2013

POR QUE PARTICIPAR DA SMART CONSULTORIA JR?


Na nossa página Saiba Mais Sobre a Smart explanamos no último tópico porque os acadêmicos deveriam participar da nossa empresa júnior.
Os benefícios de se atuar na Smart são claros:
  • Somos uma empresa com 7 anos de mercado;
  • Mais de 40 consultorias prestadas;
  • Desenvolvemos o potencial empreendedor de nossos membros com treinamentos, palestras, visitas técnicas e prática;
  • Somos uma ferramenta de networking;
  • Desenvolvemos o potencial acadêmico de nossos membros - agregando conhecimento pela prática.

E A MELHOR FORMA DE PROVAR ISSO É:

Pelos nossos próprios membros, por isso selecionamos alguns depoimentos para refletir o que é a Smart e o que ela agrega na visão e nas palavras de nossos membros:


Entrar na Smart está sendo uma experiência incrível e muito enriquecedora. Confesso que na minha visão externa e anterior a entrada, eu via uma empresa que funcionava, uma oportunidade de ampliar meu conhecimento técnico e apenas isso. Foi surpreendente ver que além de funcionar, há um comprometimento muito grande de todos em aumentar a visibilidade da empresa, seja ampliando o portfólio, administrando melhor a relação com os stakeholders, aperfeiçoando os processos, inovando nos projetos... É muito interessante fazer parte de um ambiente que pode e é constantemente melhorado, sem toda a burocracia e procedimentos de uma empresa sênior, fazendo com que cada um se ponha a prova e deixe um pedacinho seu na história dessa Empresa Júnior. É um aprendizado e alavancamento pessoal muito grande, que com certeza indico a todos. - Bruno Guttler



Entrei na Smart em busca de uma formação melhor do meu currículo, entretanto encontrei mais do que isso, além do contato direto com clientes, ferramentas de trabalho, proatividade, gestão do tempo e de diversos outros agregadores tanto pessoal quanto profissional, encontrei pessoas de todos os lugares, com pensamentos diferentes e um ideal em comum, serem transformadores. Pessoas que transformam o meio em que estão, pessoas com quem eu trabalho e não são só mais uma, são o exemplo, aquelas que sim fazem a diferença, vão lá e fazem... deixam a sua marca. Você que pretende entrar em uma empresa júnior, não apenas cumpra seu plantão e faça os processos que lhe foram passados, está é a hora de realizar a inovação, arrisque e procure ideias para sua área e para a empresa, seja Smart. - Camilo Grisa

No primeiro semestre não pude entrar na Smart, e muitos amigos meus de curso entraram e fiquei o semestre inteiro arrependido de não ter me inscrito já que observei essas pessoas começando a ter conhecimento do mercado e eu apenas na parte teórica da faculdade. Quando entrei, fui observando o meu desenvolvimento e hoje tenho certeza de que a Smart contribuiu e vai contribuir muito mais ainda na minha carreira. Principalmente quando eu for querer ingressar no mercado de trabalho, já que é fato que a participação na Smart é um grande diferencial no meu curriculum. - Miguel Kamienski


Esses são apenas alguns depoimentos de muitas histórias que a Smart está ajudando a transformar.


Faça parte da nossa equipe, não espere mais um semestre. 
Se desafie.
Se destaque.
Seja Incrível.

INSCRIÇÕES EM NOSSO SITE (LINK).