terça-feira, 14 de maio de 2013

TRF - SETUP RÁPIDO

Nos tempos atuais em que a expressão “Tempo é dinheiro” é levada muito a sério, podemos realmente nos dar ao luxo de perder horas com o setup de uma maquina em quanto nossos concorrentes levam apenas minutos para realizar a mesma operação?
Pensando nesta questão de competitividade para os nossos clientes, a Smart possui uma ferramenta específica em seu portfólio, a TRF (Troca Rápida de Ferramentas). Vamos entender um pouco melhor sobre como funciona esta ideia.

BREVE HISTORIA

No início da década de 50, o Sr. Taiichi Ohno, idealizador do Sistema Toyota em visita as empresas americanas observou que o sistema utilizado era o de produção em massa.
Voltando ao Japão, o Sr. Ohno constatou a impossibilidade de aplicar o método americano, pois não tinha tantas máquinas e nem espaço para elas.
Só lhe restou uma saída, cada máquina deveria oferecer condições para produzir vários tipos de produtos.
Mas, foi somente na década de 60 que o Engenheiro Shigeo Shingo, ex-consultor da Toyota, começou a desenvolver um conjunto de ideias e técnicas que chamou de Troca Rápida de Ferramentas.

COMO FUNCIONA A TRF:

A TRF funciona com quatro passos básicos a preparação, montagem, medição e provas de produção, esses quatro passos podem diminuir muito o tempo de setup de uma máquina.

De forma simplificada, vamos entender como estas etapas funcionam:

A preparação para a TRF é o momento que se deixa todas as matérias primas como moldes ou formas e ferramentas necessárias para o setup ajustadas e próximas da máquina para que estejam ao alcance durante a troca.
A montagem é a etapa em que a máquina é parada e todos os materiais usados para a produção até o momento são retirados e substituídos pelos novos materiais preparados na etapa anterior.
Medição é a etapa em que todos os materiais utilizados no setup são medidos para que a produção siga o mesmo padrão, nessa etapa são usados equipamentos como paquímetros e réguas.
A prova de produção é a etapa em que é produzida uma peça de teste para verificar se os materiais do setup foram colocados de forma correta. Se não houver variação, a produção continua, caso haja é realizado os reparos necessários.

OS BENEFÍCIOS

Um setup rápido diminui muito a diferença de tempo de produção entre um lote e outro, deixa parafusos e ferramentas em locais previamente definidos evitando assim o extravio.
A TRF também diminui o tempo que um operário necessita ficar em função da máquina; diminui erros de produção, pois padroniza as medidas de moldes e formas, evitando peças com diferenças nos lotes de produção.

OS DESAFIOS

Apesar de tornar o setup algo rápido e simples a TRF exige um estudo detalhado das reais condições do chão-de-fábrica para o planejamento de implementação, análises contínuas dos tempos de trocas, estudo de amostragens de trabalho, entrevistas com os operadores para compreender mais afundo o processo, filmagem da operação de setup para a análise dos próprios operadores.


Por: Thaliane Freitas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

5S - SAIBA MAIS!

ORIGEM

O 5S teve sua origem no Japão na década de 50 e veio da necessidade aperfeiçoar a produção das industrias japonesas que buscavam se reerguer após a Segunda Guerra. O 5S foi uma ferramenta que auxiliou as fábricas japonesas nesse desafio, possibilitando um ambiente de trabalho mais produtivo e adequado.

COMO FUNCIONA

O 5S é a aplicação de 5 sensos:
 Seiri (Senso de Utilização), Seiton (Senso de Organização), Seisou (Senso de Limpeza), Seiketsu (Senso de Higiene) e shitsuke (Senso de Autodisciplina).
Seiri: O primeiro senso tem como objetivo desenvolver a noção de utilidade, mantendo o que é útil e descartando o que não é.
Seiton: Esse senso visa a boa organização do ambiente, mantendo os materiais nos seus devidos lugares para que todos sempre saibam onde encontrá-los.
Seisou: É o senso da limpeza. Evitar sujar e tirar o lixo são duas funções básicas desse senso.
Seiketsu: Trata da saúde de todos e visa padronizar comportamentos, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
Shitsuke: Esse é o senso que mantêm todos os anteriores, ele propõe a Autogestão, cada um deve aplicar todos os sensos e ser crítico de si mesmo para que as melhorias se mantenham.

BENEFÍCIOS


Quando o 5S é devidamente aplicado a empresa apresenta visíveis melhorias, como liberação de áreas, descarte de desperdícios, melhora nos relacionamentos e localização de recursos disponíveis. Fazendo o uso correto dessa ferramenta os aperfeiçoamentos não são passageiros, se o Senso da Autodisciplina for bem aplicado a própria empresa consegue manter as mudanças de forma constante.

Ainda, esta ferramenta promove:


  • Aumento da segurança;
  • Melhora do bem-estar dos trabalhadores;
  • Mais facilidade na identificação de problemas;
  • Controle de desenvolvimento através da visibilidade;
  • Estabelecimento de praticas de trabalho convenientes;
  • Melhora de qualidade nos produtos e processos;
  • Promove a comunicação entre funcionários;
  • Capacita os funcionários para manter a sua área de trabalho nas condições ideais.
A Smart Consultoria Jr. pode ajudar sua empresa a obter todos esses benefícios. 
Nossa equipe é capacitada na implementação do 5S e dispões-se a auxiliar a sua empresa a se destacar no mercado.