quarta-feira, 30 de outubro de 2013

DIA DOS PAIS SMART CONSULTORIA JÚNIOR







No último sábado, dia 26 de outubro, aconteceu o Dia dos Pais da Smart Consultoria Júnior.

O evento teve como principal objetivo promover aos familiares de seus participantes o trabalho realizado dentro da empresa júnior. 

O desenvolvimento pessoal e profissional adquiridos no tempo de permanência no Movimento Empresa Júnior (MEJ) nos faz descobrir talentos, em tese ocultos por falta de oportunidade de assumir riscos, enfrentar desafios e exercer liderança dentro de uma equipe. Sendo assim, a Smart se tornou uma oportunidade diferenciada de autonomia profissional, onde a sua história é construída em conjunto, com as realizações de todos.
Um fator determinante relativo à motivação é o apoio que vem de casa. Muitas vezes, por não entender direito do que se trata o voluntariado júnior, as conquistas do acadêmico acabam por passar despercebidas fora do ambiente universitário. Partindo deste ponto, os membros da Smart trouxeram sua família para conhecer o que fazemos, e como um trabalho bem feito não precisa ser necessariamente remunerado. 

Com apresentações sobre a Smart Consultoria, Game Show interativo, Dinâmica, apresentação de resultados e um coffee break, os presentes estiveram envolvidos com a realidade da Smart Consultoria Júnior no dia a dia, e contaram ainda com a participação do Professor Doutor Fernando Natal de Pretto, um dos colaboradores externos mais ativos que temos presente na universidade, falando um pouco sobre Engenharia de Produção e sobre o trabalho da Smart.

O resultado deste evento foi muito positivo. Todos os presentes ficaram surpresos com o que viram, e muitos disseram que sua visão mudou completamente depois deste dia, conforme podemos ver no depoimento de Anhely Pierini, da equipe de Projetos, que participou com sua família:

"Foi incrível! Nós da Smart já temos muito orgulho da nossa empresa e do trabalho que realizamos, e foi depois desse evento que muitos pais também demostraram esse sentimento pelo movimento e especialmente pela Smart. O depoimento de umas das pessoas que já passou por aqui foi muito importante para os pais, pois eles puderam perceber que o MEJ nos ajuda a crescer e obter experiência. A dinâmica do Marshmallow fechou o dia muito bem, pois alem de integrar os pais, ela passou uma ótima mensagem.
Espero que a partir de agora, esse evento possa acontecer todo semestre e que o movimento empresa júnior continue crescento para proporcionar oportunidades a cada vez mais jovens empreendedores."

Confira algumas imagens:





Professor Fernando Pretto
Professor Fernando Pretto

 A nossa história, é a história de cada membro que por aqui passou, como um grande quebra cabeças, que quando completo, traz um resultado incrível que não pode passar despercebido.

Parabenizamos os organizadores e agradecemos a presença de todos!

"Sozinhos nós vamos mais rápido, mas juntos, nós vamos mais longe!"

                   Por: Daisy Marschalk

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: COMO ESTÁ A SUA?

Idealize a seguinte cena: Um aluno inteligente, esforçado está prestes a apresentar o seu trabalho, planejado nos mínimos detalhes a uma turma. O seu grau de nervosismo se torna incontrolável a ponto de fazê-lo esquecer  do que ia falar e simplesmente entrar em estado de choque ou até mesmo sair correndo. A proposta era genial, mas o seu comportamento não correspondeu às expectativas na mesma proporção. Resultado: sem sucesso.
Este tipo de situação, entre tantos outros conflitos pessoais estão relacionados com o nível de inteligência emocional de cada um.

Inteligência emocional? Sim, isso existe e pode ser definido como uma competência comportamental, a capacidade de reconhecer sentimentos (seus e dos outros) e também lidar com eles.
Segundo o psicólogo Howard Gardner, todos nascem com o potencial das várias inteligências. A partir das relações com o ambiente, aspectos culturais, algumas são mais desenvolvidas ao passo que deixamos de aprimorar outras, e isso não é característica de uma única época.  Atualmente, com a força imponente da tecnologia, as novas gerações estão conectadas o tempo todo, se comunicando e se expressando de uma forma quase que unicamente digital. Quando essas pessoas são expostas a situações desconfortáveis, de pressão ou de avaliação, simplesmente não sabem como reagir.



No âmbito profissional, segundo matéria de Caio Lauer da CATHO, o mundo corporativo carrega a máxima de que os profissionais são contratados, geralmente, por seus conhecimentos técnicos, mas demitidos por problemas comportamentais.
A inteligência emocional se desenvolve conforme a maturidade do indivíduo vai aumentando. Isso não significa que quanto mais velho você for, maior será a sua Inteligência Emocional; ela pode ser trabalhada e desenvolvida em qualquer idade.

Este é um dos diferenciais dos empresários juniores: a vivência na empresa júnior e a autonomia que os acadêmicos tem para realizar seus projetos acabam por ser um suporte para colocar em prática tudo aquilo que aprendem na teoria, buscando meios (sejam estes treinamentos, dinâmicas, palestras) de desenvolver a sua inteligência emocional com situações que o desafiem, trazendo este equilíbrio entre a razão e a emoção das suas atitudes e do seu posicionamento.


Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil. 
Aristóteles


                                                                                                                                                                                         Por: Daisy Marschalk

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

VENDAS: O ENVOLVIMENTO DA EMPRESA COM O CLIENTE

Do latim vendĭta, venda é a ação e o efeito de vender (transferir a propriedade de algo para outra pessoa mediante o pagamento de um preço estipulado). No caso de uma consultoria, nossa propriedade é o nosso conhecimento. A SMART Consultoria está sempre buscando meios de aperfeiçoar e acrescentar o conhecimento dos seus membros, para que o serviço prestado seja o melhor possível. Para que o cliente se sinta satisfeito, devemos ter qualidade desde o nosso primeiro contato, que se refere à prospecção e venda. Sendo assim, buscamos uma metodologia direta para a nossa venda, que é intitulada Cold Call.

O Cold Call, de tradução literal “chamada fria”, se refere a aproximação com o cliente inicialmente pelo telefone, de modo que ele não esteja necessariamente esperando este contato. O objetivo da SMART Consultoria é apresentar quem somos e conversar com o interessado. O Cold Call se difere do telemarketing, porque não visa vender diretamente uma das nossas consultorias, e sim se dispor a visitar a empresa para conhecê-la, envolvendo o responsável para que compreenda o que fazemos, e como podemos trabalhar para melhorar a sua produção.

Ainda neste processo de venda, com o intuito de aperfeiçoar a identificação de eventuais problemas e desperdícios nas empresas, utilizamos a metodologia do livro SPIN Selling (do autor Neil Rackham). SPIN é uma sigla que pode ser interpretada por: Situação, Problema, Implicação e Necessidade. Cada uma destas siglas apresenta um meio de poder chegar a solução do problema em conjunto com o próprio cliente, que é quem decide se realmente quer aplicar o nosso conhecimento em prol do seu processo produtivo.


Neste post, fica clara mais uma das vantagens de se trabalhar com uma empresa júnior: a transparência em cada etapa do nosso trabalho. O acadêmico não busca apenas a captação de recursos - visto que isto serve para manter a nossa existência , por esse motivo trabalhamos com um valor bem abaixo do preço normal do mercado – e sim o conhecimento. Como já disse Confúcio:

“Diga-me e esquecerei,

Mostre-me e talvez me lembrarei,

Envolva-me e então compreenderei!”

Visite nosso site e conheça nossas ferramentas: http://www.smartconsultoria.com/

Por: Daisy Marschalk

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SEIS SIGMA: A BUSCA DA PERFEIÇÃO NO CONCEITO DE MELHORIA CONTÍNUA

É uma estratégia gerencial disciplinada e quantitativa, que tem foco no alcance das metas estratégicas da empresa, normalmente determinadas pela alta administração.


A implementação do Seis Sigma visa incrementar a melhoria continua, pois esta ferramenta contempla características de outros modelos de qualidade, englobando estratégias de modo estruturado. Em resumo, seria como um “kit” melhoria, visto de um modo quase milagroso, por alinhar todas as expectativas e trazer um resultado ainda maior.

Um fator relevante nesta ferramenta se trata da cultura organizacional. as empresas que tem implantada este programa são as de maior tradição de qualidade, ou seja, já haviam adotado outros programas de qualidade.

O Seis Sigma faz uso de métodos próprios e um pouco mais complexos, tais como o Melhoria de Produtos e Processos existentes : DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control) e a Criação de novos produtos e processos DMADV (Define, Measure, Analyze, Design, Verify), DFSS (Design for Six Sigma).

Existem, para tanto, treinamentos específicos para a formação de especialistas em resolução de problemas, chamados de Belts que conduzirão os projetos Seis Sigma. Existe uma classificação, nomeada com cores, como se fossem faixas (de karate, por exemplo). São elas:
  • ·         White Belt
  • ·         Yellow Belt
  • ·         Green Belt
  • ·         Black Belt

White e Yellow Belt, são níveis mais operacionais. Green e Black Belt, além da teoria, são aptos a aplicar projetos dentro das empresas.

Algumas de suas vantagens da implementação do Seis Sigma:
  • ·         Redução de custos
  • ·         Otimização de produtos e processos
  • ·         Incremento da satisfação de clientes e consumidores
  • ·         Aumento da lucratividade através de resultados

Visando desenvolver ainda mais a empresa e difundir conhecimento, a Smart Consultoria Junior e a RL Associados, trouxeram para seus membros e para demais acadêmicos do curso de Engenharia de Produção e Sistemas da UDESC Joinville o curso de formação Green Belt Lean Six Sigma, divulgado na Semana das Engenharias da UDESC, pela própria RL que resultou em duas turmas.

O Seis Sigma ainda não faz parte do nosso portfolio, mas esta dentro do nosso projeto de expansão. No entanto, os conceitos do curso, trazidos para nossos membros farão toda a diferença na hora de inovar e aplicar projeto  cada vez mais qualidade para os nossos clientes!

Conheca a RL Associados: http://www.rlassociados.com.br e visite nosso site: http://www.smartconsultoria.com/

                                                                                                                                 Por: Daisy Marschalk