Para muitas pessoas, o tempo é um inimigo. Muitas vezes, em nossas
atividades, disputamos uma corrida contra o tempo, tornando elas menos
produtivas e por muitas vezes inacabadas. Mas sabemos que o tempo não muda, ele
é constante, e por isso, é de suma importância que as pessoas saibam
administrar suas atividades profissionais, acadêmicas e até mesmo pessoais.
Tendo isso em mente, o blog da Smart Consultoria Jr. traz aos seus leitores um
método simples, porém muito eficaz de realizar suas atividades: o método
Pomodoro.
Criado no final dos anos 80 por Francesco Cirillo, o método de
gerenciamento de tempo utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em
períodos de 25 minutos denominados ‘Pomodoros’. A filosofia do método consiste
na ideia de que pausas constantes podem aumentar a agilidade mental do seu
usuário. Embora o método seja simples e fácil, ela não deve ser usada
simplesmente para acelerar as tarefas, mas sim como fazer com que o usuário
aproveite melhor seu tempo, uma vez que a técnica age diretamente no foco da
atividade, evitando distrações.
São apenas 5 passos:
·
Escolher
a tarefa a ser realizada;
·
Ajustar
o cronômetro para 25 minutos;
·
Executar
a tarefa até o alarme tocar;
·
Fazer
uma pausa de 3 a 5 minutos;
·
A
cada quatro ‘pomodoros’, fazer uma pausa de 15 a 30 minutos.
Após o uso contínuo do método, ele poderá lhe auxiliar a
identificar quais tarefas que você é menos produtivo, repensar seu tempo e
aumentar a eficiência do seu trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário