segunda-feira, 17 de março de 2014

Gestão do Tempo - Método Pomodoro

Para muitas pessoas, o tempo é um inimigo. Muitas vezes, em nossas atividades, disputamos uma corrida contra o tempo, tornando elas menos produtivas e por muitas vezes inacabadas. Mas sabemos que o tempo não muda, ele é constante, e por isso, é de suma importância que as pessoas saibam administrar suas atividades profissionais, acadêmicas e até mesmo pessoais. Tendo isso em mente, o blog da Smart Consultoria Jr. traz aos seus leitores um método simples, porém muito eficaz de realizar suas atividades: o método Pomodoro.

Criado no final dos anos 80 por Francesco Cirillo, o método de gerenciamento de tempo utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos denominados ‘Pomodoros’. A filosofia do método consiste na ideia de que pausas constantes podem aumentar a agilidade mental do seu usuário. Embora o método seja simples e fácil, ela não deve ser usada simplesmente para acelerar as tarefas, mas sim como fazer com que o usuário aproveite melhor seu tempo, uma vez que a técnica age diretamente no foco da atividade, evitando distrações.

São apenas 5 passos:
·        Escolher a tarefa a ser realizada;
·        Ajustar o cronômetro para 25 minutos;
·        Executar a tarefa até o alarme tocar;
·        Fazer uma pausa de 3 a 5 minutos;
·        A cada quatro ‘pomodoros’, fazer uma pausa de 15 a 30 minutos.


Após o uso contínuo do método, ele poderá lhe auxiliar a identificar quais tarefas que você é menos produtivo, repensar seu tempo e aumentar a eficiência do seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário