O blog da Smart Consultoria
Júnior hoje apresentará as definições do clima organizacional, aonde ele poderá
refletir na organização e como avaliá-lo.
Por definição, temos que o clima
organizacional são os reflexos dos valores e comportamentos que existem na
cultura da empresa e, consequentemente, mostra a percepção de cada colaborador
sobre a cultura no qual está inserido.
Muitas vezes, esta percepção pode
ser extremamente positiva, mas em outras pode ser bem desagradável, o que
ocasiona diversos problemas dentro da organização.
Um colaborador que não está de
acordo com os princípios e comportamentos que o cercam, poderá perder a
motivação com seu trabalho, o nível de satisfação com os seus companheiros de
trabalho e, por último, perder a qualidade do trabalho.
E a qualidade de um colaborador
não é algo descartável, já que esta refletirá nas pessoas ao seu redor, sua
equipe de trabalho, e dessa forma desenvolvendo um problema, pois a equipe
também perderá em qualidade.
Visto as proporções que uma má
adaptação a cultura da empresa podem trazer, fica visível a importância de se
medir a satisfação dos colaboradores, para então, poder tomar ações eficazes em
cima dos problemas.
São usadas em muitas empresas, inclusive
aqui na Smart Consultoria Júnior, a famosa Pesquisa
de Clima, a qual é formada, normalmente, por questões de múltipla escolha
para diferentes temas, como por exemplo: Interação com o ambiente de trabalho,
interação com os outros colaboradores, comprometimento da equipe, entre outros.
Ao fim da pesquisa, tem-se uma base
do clima dentro da organização, sendo, então, um indicador de possíveis
melhorias e auxiliando na tomada de decisão.
Agora que você já sabe o que é o
clima organizacional, quais as consequências de um clima ruim dentro da empresa
e como aferi-lo, que tal levar estas ideias para sua empresa?
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