O Lean Startup (ou Startup Enxuta) é uma das novidades mais utilizadas
no ramo do empreendedorismo. Criado por Eric Reis, tem o intuito de criar novos
negócios de maneira prática. Seu conceito define que ao invés de esgotar todos
recursos planejando, pesquisando e desenvolvendo. O ideal é buscar descobrir o
que o mercado realmente deseja, para desta forma não se surpreender com
resultados inesperados e surpresas desagradáveis.
Seu método pode ser descrito em 5 tópicos:
· Reduzir o tempo de criação do seu produto, com o uso do chamado Produto
Mínimo Viável (PMV), o qual tem como objetivo o aprendizado sobre os clientes
ou usuários através do mínimo conjunto de funcionalidades que permite uma ação,
um protótipo. Tal feito, serviria como
um feedback dos futuros clientes, para que seja validada a ideia do
empreendedor, assim como para testar as demandas do mercado em relação ao
serviço.
· Ter um aperfeiçoamento constante do produto conforme os resultados
obtidos, sempre visando estar atualizado e inovando o serviço oferecido. Quando
há essa visão de melhoria contínua, os ciclos de desenvolvimento são reduzidos
ao máximo, chegando no produto final desejado em menos tempo.
· Obter um feedback dos usuários, pois através deste que pode-se observar
quais são as principais alterações a serem feitas. Uma maneira de fazer isso, é
testar repetidamente a aceitação do produto junto aos seus usuários, e então
fazer uma análise das informações que possam auxiliar nas tomadas de decisão.
· Ter uma boa gerência de
recursos, tanto os recursos humanos como os recursos financeiros, até que se
consiga encontrar o “product – market fit”, que é o “santo graal” de qualquer
startup. Este consiste em um encaixe muito bom entre o que é oferecido com o
que o usuário quer, quando isso acontece a atração gerada entre cliente e
produto é natural e acelera o crescimento do negócio de maneira inimaginável.
· Mudar seu produto ou o modelo de negócio radicalmente caso não
haja aceitação, isso é chamado de “pivotar”, o termo vem do inglês to pivot
(mudar ou girar). E quem mais utiliza essa técnica são os donos de startup's
pois geralmente acabaram de criar o negócio.
Todas essas dicas, se resumem ao seguinte fato: É muito importante ter certeza do que os clientes precisam e esperam de um produto, a validação de um negócio é fundamental para que eles que ainda não o implementaram. E por fim se algo sair diferente do planejado, ter certeza de que a empresa estava no caminho errado, para então, mudar de estratégia
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