segunda-feira, 14 de abril de 2014

Alavanque sua empresa, conheça a Inteligência de negócio!


O termo “Business Intelligence”, também conhecido como “Inteligência de Negócio” está presente no mercado desde os anos 80 e foi introduzido pelo Gartner Group. A inteligência de negócio explora dados de diversas origens, transformando-os em informações relevantes, que auxiliam os gestores da empresa a tomarem decisões mais seguras e direcionadas. Para fornecer essas informações, os sistemas de Inteligência de negócio utilizam o monitoramento do desempenho nos processos operacionais, sendo medidos através de métricas e indicadores. Uma características desses sistemas é a rápida apresentação de dados tornando a tomada de decisão uma tarefa simples, rápida e eficiente.
Os sistemas não estão restritos a uma tecnologia especifica, permitindo assim flexibilidade e adaptação a cada novo projeto.  As variações mais comuns desses sistemas são: Data Mining, Query Report e Ferramentas de simulação.
A estrutura básica de um sistema de Inteligência de Negócio é:
  • Fonte de dados: Os dados são frutos dos mais diversos sistemas da informação e vão desde dados internos da empresa até o comportamento do cliente.
  • Consolidação: A consolidação dos dados por um processo de transformação e tratamento de acordo com a necessidade de cada projeto, tornando-o centralizado, estável e disponível aos gestores.
  •  Decisão: Um sistema de inteligência de negócio só é útil se o resultado final auxilia a tomada de decisão.
O resultado da aplicação de um BI (Business Intelligence) deve: Permitir um rápido retorno sobre o investimento, capacitar os usuários a tomar decisões e agir, lidar com grande quantidade e variedade de dados e antecipação de riscos.




       A implementação de sistemas de Inteligência de Negócio pode trazer benefício para vários segmentos de empresas e seus departamentos. Alguns exemplos são:
  •  Marketing: Alinhar estratégias e aprimorar a desempenho de campanhas.
  • Finanças: Gerenciar riscos e controle de custos.
  • Vendas: Descobrir novas oportunidades de negócios e aumentar o ciclo de vendas.
       A Inteligência de Negócio alavanca os resultados e agrega valor à sua empresa, melhorando a qualidade dos serviços e proporcionando maior satisfação dos clientes, sendo uma forma de obter informações de maneira rápida, assertiva e consolidada. Onde antes se demorava semanas para criação de relatórios, hoje com a Inteligência de Negócio duram apenas segundos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário