terça-feira, 22 de abril de 2014

O tema de hoje é PDCA! Você conhece?

É descrita por alguns autores como uma ferramenta, enquanto essa denominação é contestada por outros, que afirmam ser bem mais que isso, sendo praticamente uma filosofia, o PDCA é um método eficiente de planejamento de QUALQUER COISA, mas seu uso ganhou fama principalmente entre os profissionais da gestão da qualidade.

Também conhecido como “Ciclo de Deming”, o PDCA foi criado na década de 20 por Walter A. Shewhart, A sigla PDCA significa: Plan, Do, Check, Act, que significam: Planejar, Executar (Desenvolver, Fazer), Verificar (Checar) e Agir (Atuar), e, essa forma de agir serve tanto para implantação de novas ideias como para solução de problemas.

PLANEJAR (PLAN): Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com o resultado esperado (a meta ou metas). Ao estabelecer expectativas de saída, a integridade e precisão da especificação é também uma parte da melhoria alvo. Quando possível começar em pequena escala para testar os possíveis efeitos.

EXECUTAR (DO): Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos "verificar" e "agir".

VERIFICAR (CHECK): Estudar o resultado atual (medido e coletado no passo anterior “executar”) e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo “PLANEJAR”) para determinar quaisquer diferenças. Procurar por desvios na aplicação do plano e também olhar para a adequação e abrangência do plano permite a execução do próximo passo, ou seja, "AGIR". Traçar dados pode fazer isso muito mais fácil para ver as tendências ao longo de vários ciclos de PDCA e assim converter os dados coletados em informação. Informação é o que você precisa para a próxima etapa "AGIR".

AGIR (ACT): Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas. Determinar onde aplicar as mudanças que incluem a melhoria do processo ou produto. 
  • Ação corretiva: Plano de ação para eliminar a causa de uma não conformidade existente, visando eliminar ou reduzir a possibilidade de reincidência dessa não conformidade.
  • Ação preventiva: Plano de ação para eliminar a causa de uma não conformidade potencial, visando eliminar ou reduzir a possibilidade de ocorrência dessa não conformidade.
  • Ação de melhoria: Plano de ação para implementar melhorias contínua nos processos.
Quando uma passagem por estes quatro passos não resultar na necessidade de alguma melhora, o método ao qual o PDCA é aplicado pode ser refinado com maiores detalhe na iteração seguinte do ciclo, ou a atenção deve ser colocada de uma forma diferente em alguma fase do processo. O plano PDCA quando aplicado junto ao Sistema de Gestão da Qualidade pode programar ações para atingir a melhoria contínua, assegurar a operação e controle dos processos produtivos.

Como podemos ver o PDCA não funciona sozinho, em sua essência deve ser aliado a outras ferramentas da qualidade para que possa ser de fato aplicado, como por exemplo, a ferramenta Plano de Ação, mas isso já é assunto para outro post!

Um comentário:

  1. Muito bom, conteúdo de qualidade, realmente estão de parabéns.

    ResponderExcluir