Se você trabalha em uma empresa com processos organizados e metas bem definidas, são grandes as chances de que você já tenha ouvido falar em Indicadores. A grande atenção dada a eles pelos gerentes e sua aparente complexidade podem acabar assustando aqueles que estão tendo seu primeiro contato com essa importantíssima ferramenta, o post de hoje irá esclarecer de forma simples como ela funciona.
Os indicadores são instrumentos de gestão cujo objetivo é
monitorar e avaliar as organizações, seus projetos, programas e políticas. Com
eles é possível acompanhar o alcance de metas, a melhoria dos processos e
soluções de problemas. Bem como identificar a necessidade de alguma mudança.
Pode-se dizer que eles possuem duas funções básicas:
- Descrever por meio da geração de
informações o estado real dos acontecimentos e o seu
comportamento;
- Analisar as informações presentes com base nas anteriores
de forma a realizar proposições valorativas.
De maneira resumida, um indicador é um valor numérico (pode
ser uma unidade de medida, porcentagem, etc.) ou um atributo (por exemplo: Quando
algo não pode ser medido de forma a se atribuir um valor numérico).
Dessa forma os indicadores servem para:
·
Mensurar os resultados e gerir o desempenho;
·
Embasar a análise crítica dos resultados obtidos e do
processo de tomada decisão;
·
Contribuir para
a melhoria contínua dos processos organizacionais;
·
Facilitar o
planejamento e o controle do desempenho;
·
Viabilizar a análise
comparativa do desempenho da organização.
Como pudemos ver, os indicadores são de extrema
importância para a boa gerência de uma organização, e sua implementação é
relativamente fácil, mas, para uma empresa que está em fase inicial de
utilização das ferramentas da qualidade, recomendamos começar com poucos
indicadores, medindo apenas os processos básicos, e ir aumentando
gradativamente à medida que haja melhor sensibilidade institucional ao trato
desse assunto.
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