quinta-feira, 15 de maio de 2014

Como está o CLIMA ORGANIZACIONAL da sua empresa?

O blog da Smart Consultoria Júnior hoje apresentará as definições do clima organizacional, aonde ele poderá refletir na organização e como avaliá-lo.

Por definição, temos que o clima organizacional são os reflexos dos valores e comportamentos que existem na cultura da empresa e, consequentemente, mostra a percepção de cada colaborador sobre a cultura no qual está inserido.


Muitas vezes, esta percepção pode ser extremamente positiva, mas em outras pode ser bem desagradável, o que ocasiona diversos problemas dentro da organização.

Um colaborador que não está de acordo com os princípios e comportamentos que o cercam, poderá perder a motivação com seu trabalho, o nível de satisfação com os seus companheiros de trabalho e, por último, perder a qualidade do trabalho.

E a qualidade de um colaborador não é algo descartável, já que esta refletirá nas pessoas ao seu redor, sua equipe de trabalho, e dessa forma desenvolvendo um problema, pois a equipe também perderá em qualidade.

Visto as proporções que uma má adaptação a cultura da empresa podem trazer, fica visível a importância de se medir a satisfação dos colaboradores, para então, poder tomar ações eficazes em cima dos problemas.
São usadas em muitas empresas, inclusive aqui na Smart Consultoria Júnior, a famosa Pesquisa de Clima, a qual é formada, normalmente, por questões de múltipla escolha para diferentes temas, como por exemplo: Interação com o ambiente de trabalho, interação com os outros colaboradores, comprometimento da equipe, entre outros.



Ao fim da pesquisa, tem-se uma base do clima dentro da organização, sendo, então, um indicador de possíveis melhorias e auxiliando na tomada de decisão.


Agora que você já sabe o que é o clima organizacional, quais as consequências de um clima ruim dentro da empresa e como aferi-lo, que tal levar estas ideias para sua empresa?

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